2ª Caminhada Contra o Feminicídio une o estado do Paraná em Defesa da Vida e da Igualdade
Na segunda-feira, 22/07, Curitiba e outras cidades do estado do Paraná, foram palco da 2ª Caminhada Contra o Feminicídio. Em Curitiba o evento que reuniu mais de 2 mil pessoas na Praça Santos Andrade, seguindo em direção à Boca Maldita. Mulheres, homens, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas participaram da caminhada, realizada em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná.

O Distrito 4730 do Rotary International esteve presente na ação, alinhada à área de enfoque “Paz e Resolução de Conflitos”, reunindo mais de 15 clubes da capital e aproximadamente 50 associados. Além de Curitiba, as cidades de Pinhais, Rio Negro e Matinhos, como ilustram as fotos abaixo em ordem, também contaram com a participação de rotarianos em suas respectivas caminhadas.



Maria Luzita de Faria, uma das organizadoras do evento, explicou a importância da caminhada.
“A data foi escolhida devido à morte de Tatiane Spitzner na madrugada de 22 de julho de 2018, encontrada sem vida no apartamento onde morava, em Guarapuava, após ser jogada do 4º andar pelo marido. A caminhada representa o nosso compromisso de construirmos um novo tempo, em que todas nós, mulheres, possamos nos sentir mais seguras e respeitadas, livres de todas as formas de violência que deixam marcas, dor, sofrimento e danos irreparáveis às vítimas que sobrevivem, aos seus familiares e a toda a sociedade. Essa é uma luta pela vida, pela liberdade e pela paz. O Rotary defende amplos direitos e luta pela diversidade, não poderíamos estar alheios a esta luta social e estarmos unidos com outras instituições. Os clubes se reuniram nas diversas cidades do Paraná onde houve a promoção da caminhada. Parabéns aos nossos clubes conscientes da sua cidadania!”
Diversas instituições marcaram presença no evento em Curitiba, incluindo Rotary Club, Lions Club, e entidades estaduais como a OAB Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, TJPR, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, TRE-PR, Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério Público e o Conselho Estadual da Mulher.

Governador 2024-25, Alfredo Arten Junior, na caminhada com associadas.
A caminhada destacou a importância da união da sociedade na luta contra o feminicídio e a violência de gênero, reforçando a necessidade de medidas efetivas para a proteção das mulheres e a promoção de uma cultura de paz e respeito.
Veja mais fotos e outras informações do evento aqui.
___________________________________________________________________________________________________________________________
A autora é Maria Luzita de Farias, Presidente do Rotary Club de Curitiba Fraterna, Presidente da Comissão Distrital de Projetos Humanitários e ocupante da cadeira 34 da ABROL-PR
Revisado pela Comissão Distrital de Imagem Pública






