RCC GUABIROTUBA 20-21 – PROGRAMA SETEMBRO AMARELO
por Rotary Club de Curitiba-Guabirotuba
O Rotary Club de Curitiba Guabirotuba do Distrito 4730, em sua reunião ordinária de número 13 da gestão 2020-2021, na data de 29/09/2020, por meio da plataforma GoTomeeting contou com a participação da Psicóloga Berenice Maria Fioreze Borsari, voluntária do Distrito 4730, abordando o tema Suicídio. Este evento tem como objetivo marcar o dia 10 de setembro, que é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A Dra. Berenice tem Bacharelado em Psicologia (1989), Psicologia (1990), Licenciatura em Psicologia (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti. Formação em Terapia Individual e Familiar Sistêmica; Técnicas e Recursos na Psicoterapia e Terapia de Casal, todos no Instituto de Terapia e Centro de Estudos de Família (INTERCEF). Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica no Instituto Brasileiro Interdisciplinar da Obesidade – INBIO.
Nos últimos 14 anos venho trabalhando intensamente com questões emocionais que desconectam a pessoa a vida. Como é esse desconectar com a vida! Para que vocês entendam um pouquinho, vou usar uma metáfora: “Imagine você mergulhado no fundo do poço com dor, angustia e sofrimento”. Todos nós, em algum momento em nossas vidas, já vivenciamos esses sentimentos. Agora, imagine todos esses sentimentos juntos, todos os dias, repetidas vezes. E é dessa dor que quero falar! Dessa dor que paralisa. Ela não foi para lá do dia para a noite, não é falta de fé, não é proposital, não é para chamar a atenção. A pessoa vai dando sinais de que alguma coisa não está bem! É nesse momento que todos precisamos estar atentos.
A prevenção vem desse nosso olhar. Lembre-se: “sempre estamos comunicando”. O sintoma é um pedido de “socorro”. Ficar atento às mudanças no comportamento e nas atitudes das pessoas do nosso convívio. Aumento ou diminuição do apetite; fadiga; dificuldade de concentração; choro fácil; isolamento social; desapego aos grupos sociais (whatsaap, facebook) sem motivo aparente; abuso de drogas, álcool; desinteresse escolar. Destacam-se as principais causas: depressão, ansiedade, transtorno de humor, bulling, adição de drogas ou álcool. Como ajudar! Comece mostrando interesse, mostre que você está percebendo atitudes diferentes e ofereça ajuda. Pare para ouvir, a escuta é a certeza de que compreendemos e nos importamos com o outro; não menospreze a causa da dor. É importante lembrar que nem sempre damos conta do recado, então oriento que encaminhe a um médico psiquiatra e ao psicólogo. Pois é “nessa fala, nessa queixa” que identificamos o grau da depressão. Sabe-se que o suicídio está ligado a diminuição dos níveis de serotonina na região ventral do córtex pré-frontal do cérebro e ao mau funcionamento do eixo-hipotálamo-hipófise-adrenal, que também pode ser herdados geneticamente. No aspecto biológico também vale ressaltar os transtornos psiquiátricos como transtornos de ansiedade, transtornos de humor bipolar, transtorno obsessivo compulsivo e transtornos de pânico. Se diagnosticarmos no inicio e dermos o apoio necessário, essa pessoa irá adquirir novas habilidades e dará um novo olhar aos seus problemas reduzindo os danos psicológicos, sociais e emocionais. Existem preconceitos: quanto à procura por psiquiatras e psicólogos.
Para tratarmos pacientes depressivos, essa é a conduta adequada. Exemplo: Quando fraturamos uma perna, vamos ao ortopedista e para ajudar na recuperação dessa fratura vamos várias vezes ao fisioterapeuta. Se não expressarmos nossas emoções falando, sentindo, chorando..., elas irão se manifestar na nossa mente. Deixe as suas emoções saírem. “Tudo o que a gente resiste, persiste”!
Se vocês pedissem uma dica para viver longe da depressão eu diria: Continuem participando destas reuniões às terças feiras, a motivação, o pertencimento, a utilidade, contribui para o bem estar emocional. Quando você faz para o próximo, você nem imagina o quanto está fazendo por você! O Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, visa possibilitar a detecção precoce das ideias e ações suicidas e com isso fazer a balança pender para o lado da vida.
Este evento faz parte do programa da Comissão de Administração do Club sob o comando dos associados Cesar Luiz dos Santos, Dirceu A. Andersen Junior e do nosso Presidente 2020-2021 Francisco Borsari Netto em comemoração ao Programa de Combate ao Suicídio.
Rotary Club de Curitiba Guabirotuba
https://www.facebook.com/RotaryClubCuritibaGuabirotuba/ - (41) 99979-3573






